Bonificação de Juros

Estado de Cabo Verde bonifica em 50% os juros de empréstimos bancários para aquisição de sistemas de microprodução
ENQUADRAMENTO
A Bonificação da taxa de juros para os Sistemas de Microprodução com base em fontes renováveis, prevista no Orçamento de Estado de 2023, aplica-se aos créditos contratualizados junto das instituições bancárias pelas famílias, micro e pequenas empresas legalmente constituídas, destinados à aquisição de equipamentos e serviços para instalação de sistemas de microprodução.
Esta bonificação aplica-se aos consumidores finais enquadrados na categoria de baixa tensão normal (categoria que abrange consumidores de energia elétrica comuns – residencial e micro e pequenase medias empresas).
CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE:
As entidades beneficiárias deste regime de bonificação são todas as famílias e as micro e pequenas empresas que cumpram os seguintes requisitos:
a) Não tenham incidentes não justificados junto da banca e/ou dívidas com a Administração Fiscal, Segurança Social;
b) Sempre que os beneficiários estiverem em dívida para com a Administração Fiscal, Segurança Social e instituição bancária verifica-se a suspensão temporária da Bonificação concedida pelo Estado, num período igual ou superior a 1 (um) ano;
b) Tratando-se de empresas, estas devem ser legalmente constituídas;
c) Não sejam beneficiários ativos de nenhum outro tipo de crédito bonificado pelo Estado;
d) Sejam considerados consumidores finais enquadrados na categoria de baixa tensão normal;
e) Os projetos elegíveis para este tipo de regime de bonificação são todos os projetos de aquisição de equipamentos e serviços para instalação de sistemas de microprodução aprovadas pela DNICE de acordo com a legislação em vigor.
PROCESSO DE PEDIDO DE BONIFICAÇÃO
A. Os interessados à obtenção de empréstimos bancários enquadráveis neste regime de bonificação devem apresentar, junto da Direção Nacional de Indústria, Comércio e Energia (DNICE), os seguintes documentos para obtenção do Certificado de Conformidade de Projeto:
-
Efetuar o registo do Projeto no Sistema de Registo de Microprodução (SRM), introduzindo os seguintes documentos: memoria descritiva, esquema elétrico, estimativa de consumo de energia elétrica nos 12 últimos meses, características técnicas dos equipamentos a instalar, certificado do inversor e carta de pedido de registo;
-
A DNICE emite o Certificado de Conformidade do Projeto, após aprovação do projeto desde de que obedecendo todos os requisitos previstos no ponto 1 e na legislação em vigor.
B. Com o Certificado de Conformidade do Projeto os potenciais beneficiários devem apresentar os respetivos pedidos de financiamento junto das instituições de crédito aderentes.
CONDIÇÕES BANCÁRIAS
-
O valor máximo para cada empréstimo a conceder é de 3.000.000$ (três milhões de escudos Cabo-Verdianos) para aquisição de equipamentos e serviços de instalação destinados aos sistemas de microprodução;
-
A taxa de juro contratual é livremente negociada no âmbito da legislação em vigor. Para efeitos de bonificação dos juros a taxa de referência máxima é de 9% com vigência anual a partir de 1 de janeiro de cada ano.
-
A taxa de juro contratualizada será bonificada em 50% pelo Estado.
PRAZOS
-
O prazo máximo de reembolso do financiamento é de 60 meses (5 anos) para empresas, e 84 meses (7 anos) para particulares.
-
A bonificação abrange todo o período do financiamento.