NOTÍCIAS

 

Comunidades de Lagoa e Achada Lagoa com acesso a Eletricidade

As comunidades de Lagoa e Achada Lagoa de Tarrafal de Santiago foram as primeiras comunidades a beneficiar do projeto “Energia e Desenvolvimento Sustentável das Comunidades” no âmbito do projeto de Eficiência Energética em Equipamentos e Edifícios (PEEE).

 

No cumprimento do Plano Nacional de Sustentabilidade Energética (PNSE) e do Plano de Desenvolvimento Sustentável (PEDS), em alinhamento com o ODS7 –Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, foram instalados em 15 habitações dessas comunidades sistema de kits fotovoltaico fora da rede elétrica (off grid) garantindo o acesso a energia elétrica a 15 famílias.

 

No país estima-se que cerca de 95% das famílias tem acesso à energia elétrica, contudo a meta nacional que se pretende alcançar é de ter 100% incluindo as localidades isoladas e fora da rede, com acesso a eletricidade segura, sustentável, viável e moderna.

 

Cumprindo assim com o desidrato do Governo e o PNSE que visa uma transição para o setor energético seguro, eficiente, sustentável e com acesso universal à energia.

 

Para além dos kits fotovoltaicos, os beneficiários foram capacitados na preservação e manutenção dos sistemas instalados e sensibilizados a adotarem de boas praticas de poupança de energia.

 

O projeto “Energia e Desenvolvimento Sustentável das Comunidades” irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações nas localidades de Lagoa e Achada Lagoa.

 

O PEEE é um projeto do Governo de Cabo Verde financiado pelo Fundo Global para o Ambiente (GEF) e pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas.

Contate-nos: 238 2604815   /  energiasrenovaveis.cv@gmail.com  /   Rua do Funchal, CP nº 146/A, ASA, Cidade da Praia. 

© 2019 por GV