NOTÍCIAS

 


Instituições nacionais recebem formação sobre  a emissão de Títulos Verdes em Cabo Verde

A formação sobre a emissão dos títulos verdes decorreu de 15 a 18 de setembro, através de vídeo conferência, como tem sido prática em tempos de pandemia com 29 participantes do Ministério das Finanças, Ministério do Ambiente, do Banco Central, da Bolsa de Valores, dos bancos comercias e  entidades privadas,  entre outros intervenientes no mercado de capitais de Cabo Verde. A formação teve por objetivo informar as instituições nacionais e os atores privados  sobre os aspetos gerais e específicos relativos à emissão de Títulos Verdes.

Foram abordados ainda na formação, os aspetos para o desenvolvimento dos títulos verdes em Cabo Verde, as oportunidades, as finanças sustentáveis ​​e princípios dos títulos verdes, a dinâmica de mercado, informações e rotulagem de preços, análises, certificação, políticas, incentivos, desenvolvimento de mercado e o processo de verificação para a sua emissão.

A utilização dos Títulos Verdes como instrumento de financiamento alternativo aos tradicionais financiamentos bancários é uma tendência global pelo que a emissão de Títulos Verdes de Cabo Verde apresenta-se como um passo estratégico para a obtenção de recursos necessários para apoiar no alcance dos objetivos estabelecidos no Programa Nacional de Sustentável Energética (PNSE). Este instrumento inovador poderá trazer excelentes benefícios de financiamento ao país.

Esta sessão de formação, foi ministrada pela Climate Bonds Initiative (CBI) e organizada pela Direção Nacional da Indústria, Comércio e Energia em parceria com a Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) e está enquadrada na iniciativa do “Desenvolvimento dos Títulos Verdes de Cabo Verde", no âmbito do Programa de Apoio ao Setor de Energias Renováveis (PASER), financiado pela Cooperação Luxemburguesa.

​O PASER tem como um dos principais objetivos apoiar na redução e mitigação das barreiras financeiras no setor de Energias Renováveis, para que se haja condições necessárias para uma maior contribuição do setor privado e da sociedade civil na transição energética de Cabo Verde e que o país tenha cada vez mais projetos sustentáveis financiados e executados contribuindo assim para atingir os  objetivos preconizados.

 

Contate-nos: 238 2604815   /  energiasrenovaveis.cv@gmail.com  /   Rua do Funchal, CP nº 146/A, ASA, Cidade da Praia. 

© 2019 por GV