NOTÍCIAS

 

Instituições Financeiras e de Garantia recebem formação no domínio técnico, comercial e financeiro de sistemas de produção de energia com base em fontes renováveis 

A cidade da Praia acolheu, em fevereiro de 2020, a formação sobre o financiamento de sistemas de produção de energia através de fontes renováveis tanto para o mercado de microprodução (pequenas instalações) e produção independente (grandes Instalações).

 

A formação teve como intuito informar os diferentes participantes e incentivar a exploração de  novas áreas de financiamento no mercado de energia, em alinhamento com os planos do país para  a transição energética, mais concretamente o financiamento dos sistemas de produção de energias renováveis. Pretende-se incentivar e apoiar à criação de novos produtos atrativos para o setor de ER, fortalecendo assim as capacidades internas de avaliação de projetos de ER nestas instituições aproveitando o incentivo ao crédito que tem sido promovidos pelo Estado de Cabo Verde, tendo como exemplo a bonificação das taxas de juros.

Após esta formação as instituições financeiras e de garantia nacionais ao estabelecerem o contato com os clientes à procura de um crédito para implementar um projeto de ER, estarão mais informados sobre as terminologias técnicas dos sistemas, o que permitirá um melhor entendimento e consequentemente o melhor seguimento do processo de avaliação e concessão destes tipos de crédito.

A nível nacional apesar de se verificar algumas iniciativas privadas de investimento, principalmente a microprodução (principalmente solar fotovoltaico), estes têm sido feitos com recursos próprios dos privados, por não verificar até o momento um forte engajamento dos bancos comerciais, na concessão do crédito aos projetos de ER com condições atrativas.

Igual situação se verifica a nível do financiamento dos grandes projetos de ER (Produtores Independentes), que têm mobilizado financiamento no mercado internacional em detrimento do mercado bancário nacional.

Cabo Verde, tem apostado na produção de energia elétrica com base em energias renováveis (ER), aproveitando as potencialidades que o país possui nos domínios da eólica e solar, perspetivando investimentos em projetos de produção de energia sustentáveis, nomeadamente a nível da microprodução, produtores independentes.

Esta sessão de formação foi realizada pela Direção Nacional de Energia, Indústria e Comércio no âmbito das atividades do Programa de Apoio ao Setor de Energias Renováveis (PASER), financiada pela Cooperação Luxemburguesa.

O PASER tem como um dos principais objetivos apoiar na redução e mitigação das barreiras financeiras no sector de ER, para que se haja condições necessárias para uma maior contribuição do setor privado e da sociedade civil na transição energética de Cabo Verde.

Os participantes reconheceram a importância desta formação em linha com as necessidades do setor e estão expetantes para mais ações de desta natureza, e que estas ações contribuam para o aumento do interesse nesta temática e futuramente contribuir no aumento do financiamento de projetos de energias renováveis no país.

José Carlos Teixeira

Analista de Risco de Crédito, Caixa Económica de Cabo Verde

“Foi uma boa formação ministrada por um formador com muita experiência em banca e que nos permitiu trocas de experiências. Penso eu que, esta formação vai permitir aos bancos e outras instituições de microfinanças em Cabo Verde estarem melhores preparadas para lidar/analisar um pedido de financiamento de um projeto particular ou empresarial nas áreas das energias renováveis”.     

 

Contate-nos: 238 2604815   /  energiasrenovaveis.cv@gmail.com  /   Rua do Funchal, CP nº 146/A, ASA, Cidade da Praia. 

© 2019 por GV