NOTÍCIAS

 

Primeiros 20 Inspetores de Instalações de Microprodução com base em energias renováveis são formados em Cabo Verde.

No âmbito do Programa de Apoio ao Setor de Energias Renováveis (PASER), financiado pela Cooperação Luxemburguesa, o Ministério da Indústria Comércio e Energia (MICE) através da Direção Nacional da Indústria, Comércio e Energia (DNICE) em colaboração com o CERMI, realizou-se a Formação de 20 primeiros Inspetores de Instalações de Microprodução com base em energias renováveis.

Com a atualização do quadro legal e regulamentar para impulsionar o mercado das energias renováveis, nomeadamente o da microprodução, que constitui uma oportunidade para, de maneira incremental, aumentar o contributo das energias renováveis no mix da produção em Cabo Verde e ao mesmo tempo, permitir a redução da fatura energética dos consumidores microprodutores.

Sendo que a possibilidade de todos os clientes que disponham de um contrato de compra de eletricidade em Baixa Tensão (BT) serem também elas produtoras de energia, energia essa, que parte dela será por sua vez injetada à Rede Elétrica de Serviço Público. Esta transação deverá ser feita de forma a garantir a qualidade e a proteção do operador da rede, assim a necessidade de inspeções de acordo com o quadro regulamentar.

O principal objetivo desta formação é tornar os profissionais aptos a realizar inspeções de unidades de microprodução com base em energias renováveis, qualificar os profissionais da área, agregando conteúdo legal e regulamentar, conteúdos teóricos e práticos relativos à segurança e conformidade técnica das instalações de microprodução, e análise de casos reais, o que permitirá uma maior interação e imediata aplicação dos conhecimentos adquiridos. 

A formação contou com a participação de formandos das diferentes ilhas com uma carga horária de 64 horas, distribuídas ao longo de uma semana e meia, de 27 de maio a 5 de junho e foi ministrada nas instalações do Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI).

 

No encerramento da formação foram entregues diplomas de participação e a cerimónia contou com a presença do Representante Regional da Lux Development, François Bary, o Presidente do Conselho de Administração do CERMI, Luís Teixeira e o Diretor de Serviço de Energia, Ariel Assunção.

Contate-nos: 238 2604815   /  energiasrenovaveis.cv@gmail.com  /   Rua do Funchal, CP nº 146/A, ASA, Cidade da Praia. 

© 2019 por GV