NOTÍCIAS

 

Cabo Verde recebe financiamento do  NAMA FACILITY com o projeto – PROMOÇÃO DA MOBILIDADE ELÉTRICA

O projeto de “Promoção de Veículos Elétricos em Cabo Verde” submetido pelo Governo, através do Ministério da Indústria, Comércio e Energia, à NAMA FACILITY (sigla em inglês Nationally Appropriate Mitigation Actions Facility), foi aprovado a 3 de junho.

O NAMA FACILITY vai conceder ao país um financiamento, na modalidade de donativo, no valor de cerca de 792 (setecentos e nove e dois) milhões de escudos cabo-verdianos para implementação e co-financiamento do referido projeto.

O financiamento do NAMA FACILITY tem por objetivo dar o impulso inicial no desenvolvimento mercado de mobilidade elétrica em Cabo Verde, contribuindo desta forma que o país alcance as metas estabelecidas na Carta de Política e no Plano de Ação da Mobilidade Elétrica, bem como uma maior integração das energias renováveis na matriz energética, e a redução de emissão de Gases com Efeito de Estufa no setor dos transportes.

De relembrar que a Carta de Política da Mobilidade Elétrica nacional, prevê, até 2050, a substituição integral de veículos de combustão interna para veículos elétricos.

O projeto “Promoção de Veículos Elétricos em Cabo Verde”, que tem a duração de 5 anos, visa garantir a assistência técnica e disponibilidade de financiamento para o desenvolvimento do quadro legal e a implementação de um mecanismo de facilitação e atribuição de incentivos para a aquisição de cerca de 600 Veículos Elétricos e instalação de cerca de 55 estações de recarga e a instalação e operação de uma rede pública de estações de recarga.

Com o suporte técnico da Agência Alemã de Cooperação, Cabo Verde submeteu em 2018 ao NAMA FACILITY o projeto “Promoção de Veículos Elétricos em Cabo Verde”, em alinhamento com a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC na sigla inglesa) no quadro da vigésima primeira conferência das partes (COP 21) da Convenção-Quadro das Nações Unidas para a Mudança Climática, que aprovou o Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas.

A NDC inclui a intenção do país em desenvolver Ações de Mitigação Nacionalmente Apropriadas (NAMA) com objetivo de aumentar a eficiência energética no setor dos transportes, que inclui a opção de até 2030 toda a frota dos veículos do governo serem elétricos.

O NAMA FACILITY é um programa conjunto de proteção climática do Ministério Federal Alemão para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança nuclear, do Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido; da União Europeia e do Ministério Dinamarquês do Clima, Energia e Serviços Públicos, que apoia os países parceiros na implementação das suas Ações de Mitigação Definidas e Apropriadas pelos países beneficiários.

Contate-nos: 238 2604815   /  energiasrenovaveis.cv@gmail.com  /   Rua do Funchal, CP nº 146/A, ASA, Cidade da Praia. 

© 2019 por GV