NOTÍCIAS

 

VII Missão Empresarial Alemã de Energia: Eficiência Energética, incl. Energias Renováveis, em Edifícios em Cabo Verde  

Contamos com a sua participação no VII Simpósio Germano-Cabo-Verdiano de Energia e nas reuniões B2B com empresas alemãs pela via digital!

 

Em Cabo Verde, a energia é um fator estratégico para um desenvolvimento sustentável, devido à alta dependência do país de fontes de energia primária. O rápido crescimento dos últimos 20 anos tem sido igualmente associado a um aumento da procura de energia, o que coloca desafios estratégicos e infraestruturais para Cabo Verde.

 

Apesar do impacto da pandemia de COVID-19, a população urbana de Cabo Verde deverá aumentar mais de 92.400 habitantes até 2030, o que deverá ser acompanhado por uma necessidade de mais de 26.000 novas habitações. Ao mesmo tempo, os setores de construção civil e dos edifícios em conjunto são responsáveis por mais de um terço do consumo final de energia mundial e quase 40% das emissões diretas e indiretas de CO2. Por esta razão, os edifícios devem ser concebidos para serem energeticamente eficientes desde o início ou restaurados de forma a corresponder aos requisitos.

 

Dados os desafios do país e o seu enorme potencial na área das energias renováveis, o governo cabo-verdiano identificou, portanto, a sua utilização como uma das mais importantes prioridades de desenvolvimento no Programa Nacional de Sustentabilidade Energética (PNSE), enquanto, no âmbito do Projeto de Eficiência Energética em Equipamentos e Edifícios (PEEE), foram implementadas várias medidas e iniciativas na respetiva área. Assim, existem condições propícias para o intercâmbio de conhecimento e parceiras internacionais em prol do desenvolvimento sustentável do setor dos edifícios em Cabo Verde.

Neste contexto, e considerando a vasta experiência da Alemanha neste domínio, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA) realiza a

 

VII Missão Empresarial Alemã de Energia entre 16 – 19 de novembro de 2021, incluindo o

VII Simpósio Germano-Cabo-Verdiano de Energia (16 de novembro) e Reuniões B2B,

 

organizada em colaboração com o Ministério da Indústria, Comércio e Energia (MICE), a Cabo Verde TradeInvest (CVTI) e a consultora alemã RENAC (Renewables Academy), contando ainda com o apoio das Câmaras de Comércio Sotavento (CCS) e Barlavento (CCB), da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC) e da Electra SA.

 

No Simpósio, subordinado ao tema “Eficiência Energética, incl. Energias Renováveis, em Edifícios em Cabo Verde”, que este ano se realiza em formato digital através da plataforma ZOOM no dia 16 de novembro (ver programa aqui) e que marcará o início da Missão e a agenda de atividades da semana da XXIV edição da FIC, poderá obter em primeira mão informações sobre os desenvolvimentos, novidades e projetos de especialistas alemães e stakeholders cabo-verdianos sobre as tecnologias nas áreas da eficiência energética e energias renováveis bem como a sua aplicabilidade no setor dos edifícios. Neste âmbito, 6 empresas alemãs fornecedoras de equipamentos e prestadoras de serviços irão apresentar os seus serviços, propostas e soluções inovadoras bem como possíveis domínios de cooperação com empresas em Cabo Verde.

Nos dias a seguir ao Simpósio (17 – 19 de novembro) realizar-se-ão Reuniões B2B pré-agendadas e mediadas pela CCILA entre os participantes alemães e potenciais parceiros cabo-verdianos através da plataforma digital Microsoft TEAMS. Após inscrição, a CCILA irá entrar em contacto com as empresas cabo-verdianas inscritas, a fim de agendar as reuniões bilaterais.

A participação no Simpósio é gratuita, mas carece de inscrição (disponível aqui) até ao dia 15 de novembro e posterior confirmação pela CCILA. Se estiver interessado numa reunião individual com uma ou mais das empresas alemãs, deverá indicar a sua escolha na inscrição.

 

Para empresas cabo-verdianas não sediadas na Ilha de Santiago, e que no período da Missão Empresarial se encontrem em Praia devido à realização da XXIV edição da FIC, a Câmara de Comércio de Sotavento (CCS) disponibilizará nas suas instalações um espaço para assistirem ao Simpósio no dia 16.11. (respeitando as respetivas medidas sanitárias), assim como postos de trabalho para a realização de reuniões digitais B2B no âmbito da Missão. Indique a sua preferência no ato da inscrição.

 

Para mais informações visite o website ou entre em contacto com:

Sandra Nazaré (CVTI) │+238 516 2113 │ sandra.nazare@cvtradeinvest.cv

Judita Aleksiejus (CCILA) │+351 211 211 515 │judita-aleksiejus@ccila-portugal.com

 

A missão conta com o apoio do Ministério Federal Alemão de Economia e Energia e integra-se no âmbito da Iniciativa “Exportinitiative Energie”.